BOLHAS NOS PÉS

16-09-2012 17:58

 

As bolhas nos pés podem formar-se sempre que temos uma superfície mais dura ou áspera a causar atrito e fazer fricção numa zona do pé. Esta situação ocorre frequentemente quando usamos sapatos.

As bolhas são formadas por uma acumulação de fluidos entre as camadas da pele. Apesar de não serem graves, as bolhas podem evoluir para infeções fúngicas perigosas, além de causarem muita dor e desconforto. Por isso, é necessário que sejam tratadas da forma mais correcta, a fim de evitarem-se complicações mais graves.

Seguem-se algumas orientações básicas de como tratar de forma adequada bolhas nos pés.

 

Como tratar

Assim que notar a formação da bolha, aconselhamos que proteja as bolhas com um penso ou adesivo próprio sempre que precisar de usar calçado. Contudo, não deixe os pensos e adesivos muito apertados contra a pele, pois esta precisa de respirar. Deixe sempre uma pequena folga para a bolha “respirar”. No caso das bolhas, o ar acelera o processo de cura e cicatrização.

Logo que se descalce remova os pensos, deixando as bolhas secar ao ar, e depois remova a pele morta.

Não abrir ou furar a bolha. Se abrir espontâneamente, deve limpá-la com sabão, e aplicar um anti-séptico e, sòmente depois, drenar o líquido que se encontra no seu interior. Desinfecte novamente a área e coloque um penso ou gaze sobre a ferida aberta, de forma a evitar o contato com sujidade, poeiras e outras bactérias.

Como prevenir

A prevenção é provàvelmente a sua melhor arma para evitar as dolorosas complicações de uma bolha nos pés.

Em primeiro lugar, tenha em mente que as bolhas formam-se com a fricção prolongada entre os nossos pés e o calçado ou meias. Também existem bolhas causadas por queimaduras, seja pelo calor ou frio (neve por exemplo). Por isso, é fundamental que, quando não pode andar descalço, escolha um tipo de calçado apropriado para os seus pés, ou seja, calçado que se adapte à anatomia do pé e que não seja nem muito apertado, nem muito largo.  

Para aliviar a fricção pode aplicar talco, creme ou vaselina antes de se calçar. Use pensos adesivos apropriados para aplicação nas zonas com maior propensão para o aparecimento de bolhas.

 Ande descalço sempre que possível! Evite o calçado!

 

bolha-pe